O selênio é um mineral essencial para a boa saúde, e é necessário em pequenas quantidades. Desempenha um papel na função da tireoide e é necessário para a função apropriada do sistema imune.

Além disso, o selênio atua como antioxidante no corpo, em combinação com outras vitaminas, para ajudar a proteger contra as doenças e certos tipos de câncer, mediante a prevenção de danos causados pelos radicais livres nas células e nos tecidos.

É importante adicionar alimentos ricos em selênio a um plano de dieta saudável, que consiste em carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis para obter os maiores benefícios de saúde, mas será primordial consultar um profissional de saúde antes de fazer qualquer alteração na dieta que possa afetar a saúde.

Determinados frutos secos e sementes são ricas em selênio e os níveis de concentração podem variar de acordo com o solo nos quais foram cultivados.

Escolha nozes e sementes, de preferência orgânicos, o que significa que não existem produtos químicos ou pesticidas em seu cultivo. As castanhas do Brasil e as sementes de girassol possuem particularmente um alto teor de selênio.

Certos tipos de peixes são ricas fontes de selênio, como o atum enlatado em óleo e o bacalhau cozido ou assado. O peixe também é uma fonte de gorduras e proteínas saudáveis que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da massa muscular e da absorção de vitaminas, respectivamente.

Os produtos de carne são ricas fontes de selênio, como a carne de vaca, a carne de peru e o peito de frango. Busque fontes de carne magra e evite os cortes gordos, que são uma fonte de gorduras saudáveis que entopem as artérias.

Os ovos são um alimento rico em nutrientes e uma fonte rica de selênio, além disso, os ovos possuem proteínas, gorduras saudáveis e ferro; contém aproximadamente 75 calorias, 5 gr. de gordura, 6 gr. de proteína e não contém açúcar.