Atualmente, devido ao consumo excessivo de alimentos fast food e alimentos com gordura saturada, existem muitas pessoas obesas que querem perder peso.

No entanto, existem também aquelas que, por diferentes razões, apresentam uma indesejada perda de peso ou tem dificuldade para engordar.

Normalmente a perda de peso se deve a um menor consumo de alimentos ou uma redução no teor calórico dos alimentos.

No entanto, também pode ser a consequência de problemas de estômago, de fígado, de intestinos ou distúrbios glandulares. Inclusive, existem determinadas doenças (como o câncer ou a tuberculose) que também causam um pronunciado emagrecimento.

Atualmente, o excesso de trabalho e o esgotamento nervoso ou mental são as causas mais comuns de perda de peso.

Existem alguns remédios caseiros e naturais que ajudam as pessoas a não apenas parar a perda de peso, mas também ganhá-lo de forma saudável como os seguintes:

Remédios Populares

  • Coma 30 gramas de passas por dia durante um mês.
  • Coma 1 banana com um copo de leite todos os dias durante duas semanas.
  • Pegue meio mamão e corte em pedaços. Misture com 1 xícara de leite. Coloque os ingredientes no liquidificador. Tome este batido todos os dias.
  • Consuma diariamente uma xícara de aveia em flocos misturada com 1 xícara de leite.
  • Beba um copo de leite morno com uma colher de chá de mel.
  • Pegue quatro figos secos e coloque de molho na água durante a noite e pela manhã. Consuma dois de manhã e dois à tarde.
  • Tome banhos quentes e frios alternando os braços todos os dias. (remédio de Hidroterapia)
  • Use de 6 a 8 colheres de chá por dia de levedura de cerveja “virgem” em pó, para polvilhar todos os tipos de alimentos ou preparações, infusões, iogurte, sucos, batidos, etc. (não deve ser consumido em caso de ter ácido úrico elevado).
  • Adicione frutos secos e sementes (amendoim, nozes, etc.) em todas as refeições do dia.
  • Consuma azeites saudáveis como o azeite de oliva, canola, girassol, etc., e inclua-os em saladas e sanduíches. (Utilize 2 colheres de azeite por prato).
  • Bata um punhado de frutos secos (amendoins, avelãs, etc.) com um copo de leite de soja e 1 colher de sopa de semente de linhaça. Beba um copo de forma alternada (um dia sim e um dia não). Esta é uma bebida de proteína que ajuda a ganhar peso.

Recomendações

Ir a um médico. É aconselhável consultar um médico para determinar a causa exata da perda de peso (especialmente se ocorreu em um curto período de tempo e sem mudança de hábitos alimentares) ou dificuldade de aumentá-lo.

Realize exercícios diários. Se a causa da perda de peso é o estresse ou excesso de trabalho, recomenda-se realizar caminhadas ao ar livre ou passeios de bicicleta para melhorar não apenas o estado geral de saúde, mas também para restaurar o apetite.

Ganhar músculo, e não gordura. Também é recomendado para aumentar o peso, iniciar um programa de levantamento de peso, já que este tipo de exercício de resistência ajuda o organismo a aumentar o peso muscular no lugar da gordura.

Manter o controle do que você come. A fim de verificar qual é o tipo de alimentação que você tem, é aconselhável escrever detalhadamente um livro do que tem sido consumido, o horário e a quantidade. Desta forma, você pode realizar as devidas correções que permitam aumentar o peso.

Evite o caminho mais fácil. Quando se deseja aumentar o peso, não se deve pensar em consumir um excesso de gordura, já que esta pode causar em longo prazo, graves problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas.

Procure ter uma dieta equilibrada e natural. Em muitos casos, as dietas lacto vegetarianas são eficazes para recuperar em parte o peso perdido. Este tipo de rotina alimentícia busca equilibrar as refeições principais, aumentando a quantidade de frutas, verduras e laticínios.

Evite consistências duras nas preparações, já que exigem um maior tempo de mastigação.

Prefira temperaturas frias ou mornas nos alimentos, o que dá uma menor sensação de saciedade.

Não realize nenhuma atividade depois de comer e evita roupas apertadas.

Não consuma uma grande quantidade de líquidos ou refrigerantes durante as refeições, já que tendem a
ocupar mais espaço no estômago, causando uma perda de apetite.

Pese-se semanalmente na mesma balança. É importante avaliar o progresso quanto ao ganho de peso. Por essa razão, recomenda-se pesar-se uma vez por semana