Existem muitas questões sobre alimentos e bebidas que podem integrar uma dieta para emagrecer. Desta vez, vou me referir ao café, uma das bebidas mais populares, geralmente presente à mesa da família ou em reunião com os amigos. Devido à sua tradição e popularidade, se você está de dieta é interessante saber se o café pode causar ganho de peso ou pode fazer parte de uma dieta para emagrecer.

Para responder à questão de saber se o café pode fazer ganhar peso, é importante lembrar que o café não tem calorias, exceto que ele é assado com a adição de açúcar. Desta forma, você pode fornecer cerca de 4 calorias por colher de chá. Independente do café ter calorias ou não, pode haver outros fatores que influenciam.

As informação existentes são bastante controversa, pois existem estudos de apoio que dizem que a cafeína aumenta o metabolismo, ocorrendo a lipólise (quebra de lipídios ou gorduras). A cafeína ajuda a ter mais resistência ao exercício para emagrecer, o que pode ajudar a queimar gordura.

Mas por outro lado, existem estudos científicos que a ingestão de cafeína ajudaria a absorver melhor os carboidratos, o que favorece a formação de tecido adiposo indiretamente por meio de açúcares. Além disso, a cafeína se consumida em excesso pode aumentar os níveis de cortisol (hormonio do stress), causando uma diminuição no metabolismo e retenção de líquidos (que também pode causar a pressão arterial elevada).

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O café pode estimular a perda de peso, desde que se tome com moderação, não mais de 3 xícaras por dia. Caso contrário, o efeito da cafeína pode ser revertido e ser prejudicial à saúde. Finalmente, é importante lembrar que não deve ser adicionado açúcar no café no maximo um adoçante.