Um pouco de exercício diário é essencial para desfrutar de uma vida saudável e agradável. Quantas calorias queimamos caminhando ou correndo?

Todos os especialistas concordam em afirmar que realizar exercício diário é fundamental para melhorar a qualidade de vida, já que o exercício traz benefícios, tanto a nível físico como emocional,  uma atividade com a qual é possível prevenir várias doenças e conseguir alcançar esse bem-estar tão desejado.

Um aspecto que sempre temos que tomar cuidado é a intensidade com a qual realizamos exercícios, ou seja, é importante levar em conta qual é a sua preparação física realmente, qual é o nível de intensidade que você pode manter e se vai ser saudável para você. No caso de você começar com uma intensidade muito elevada, sem uma preparação física adequada, não apenas realizará o exercício por um curto período de tempo, mas esse esforço pode trazer outros tipos de consequências, tais como fadiga, tonturas, etc.

Como Calcular Calorias:

As calorias consumidas ao realizar algum tipo de exercício dependerão de diferentes variáveis​​: sexo, idade, tipo de alimentação ou inclusive o clima em que nos encontramos. Isso significa que não é possível calcular as calorias em geral, mas individual, assim como devemos levar em conta se a pessoa é muito ativa ou não costuma realizar nenhum tipo de exercício.

Agora conheceremos quantas calorias queimamos na realização de uma prática de exercícios três tipos bem diferenciados, e que podemos realizar confortavelmente ao ar livre, sem custar nada, exceto pelo esforço, embora isso possa ser superado sempre e quando mantemos a força de vontade necessária.

Podemos predizer, em média que:

  • Se realizamos uma caminhada a um ritmo moderado, apenas aproximadamente 5 quilômetros por hora, podemos gastar entre 290 e 320 calorias, sempre e quando o exercício durar uma hora, mais ou menos.
  • No entanto, se realizamos uma caminhada considerada como rápida (ou seja, entre o passeio, “a caminhada a ritmo moderado”, e o correr), gastaremos no mesmo período de tempo entre 450 e 680 calorias.
  • Mas, se corremos, o gasto energético em uma hora será muito maior: podemos gastar desde 600 a 1280 kcal.

Aplicativos móveis para calcular calorias:

Se você quiser calcular qual a quantidade de calorias gasta quando você se exercita, pode encontrar aplicativos gratuitos para baixar em seu celular, nos quais terá que introduzir as variáveis principais​​: sexo, idade, peso, altura… Quando você for realizar um determinado exercício apenas tem que ativar o aplicativo, selecione o tipo de exercício que vai realizar e calcular as calorias que você têm gasto, assim como os quilômetros e o tempo que tem realizado.

É uma boa maneira de ter controlado os gastos físicos que você está fazendo e assim você pode ter um histórico dos seus tempos, calorias e outros.